Padre Ilmar Augusto toma posse como pároco na Catedral Diocesana de Estância

Padre Ilmar Augusto, que é lagartense, foi ordenado presbítero em 2008, na cidade de Lagarto.


Última atualização em 11/01/2024 por Ítalo Duarte

Por Fernanda Santiago

A Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, localizada no município de Estância, receberá o Padre Ilmar Augusto Fonseca Monteiro como seu novo pároco. A posse canônica ocorrerá nesta sexta-feira, 12, a partir das 19h, na Catedral Diocesana e será presidida pelo Bispo de Estância, Dom José Genivaldo Garcia.

Padre Ilmar Augusto, que é lagartense, foi ordenado presbítero em 2008, na cidade de Lagarto, e escolheu como lema da sua caminhada sacerdotal: “Por Cristo, com Cristo e em Cristo”.

Durante a sua trajetória, ele foi vigário paroquial na Catedral Diocesana e pároco na Paróquia Senhor do Bonfim, em Salgado. Atualmente, encontra-se na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Arauá, e também no Economato da Diocese de Estância.

A posse será transmitida ao vivo no canal do YouTube da Catedral de Estância.

O Se79 conversou com exclusividade com o padre Ilmar Augusto e você confere abaixo:

SE79 – Como o senhor se sente ao assumir a responsabilidade de conduzir a Paróquia Catedral de Nossa Senhora de Guadalupe em Estância?
Sinto-me como no dia da minha ordenação Presbiteral, quando prometi, “Por Cristo, Com Cristo e em Cristo”, obediência à Igreja Dele. Sinto-me como quando assumi minha missão há 16 anos como vigário paroquial da mesma Catedral; sinto-me como quando assumi a Paróquia Senhor do Bonfim em Salgado; a Cáritas Diocesana em Estância; a presidência da Fraternidade Sacerdotal de Sergipe, o Economato Diocesano, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Arauá. Pode parecer repetitiva a resposta, mas a intenção é dizer: em cada lugar que assumimos uma missão, existem pessoas, e onde existem pessoas, existem corações, almas que precisam ser zeladas. Cada paróquia é uma parcela do Povo de Deus em peregrinação. Sinto-me desejoso de continuar a construção do Reino de Amor, Justiça e Paz proposto pelo Mestre dos Mestres Jesus Cristo, sob a proteção da Mãe Morena das Américas, Nossa Senhora de Guadalupe.

SE79 – Quais são suas expectativas ao assumir o pastoreio tão importante na diocese?
Todo pastoreio é importante, como falamos anteriormente; são pessoas que conduzimos e onde formos, elas estarão, e são essas pessoas o tesouro de Cristo que encontramos em cada lugar.
Como seres humanos em crescimento espiritual, sempre desejamos ser menos piores do que fomos ontem. Isso é o que peço a Deus: humildade e disponibilidade para amar e servir; sabedoria também para conduzir melhor o rebanho de Estância mim confiado, e sei que contarei com a proteção materna de Nossa Senhora de Guadalupe.

Compartilhar Notícia

Share this post