Última atualização em 18/07/2023 por Ítalo Duarte
Por SE79
Nesta terça-feira, 18, o Ministério da Gestão e Inovação deve publicar uma portaria no Diário Oficial da União para permitir a adoção de ponto facultativo para servidores públicos federais nos dias de jogos da seleção brasileira feminina na Copa do Mundo, que inicia nesta sexta-feira, 20. A prefeitura de Aracaju e o governo de Sergipe ainda não decidiram se seguem o Governo Federal, de acordo com suas respectivas secretarias de comunicação.
Com a flexibilização, servidores poderão se ausentar do trabalho para assistir aos jogos. A medida já é tradicionalmente adotada na Copa do Mundo masculina de futebol.
De acordo com o ministério, em dias de jogos que começarem até 7h30, o expediente terá início às 11h. Nos dias de jogos iniciados às 8h, o expediente começará ao meio-dia. Há a previsão ainda da compensação das horas não trabalhadas até o dia 29 de dezembro.
A decisão de autorizar o ponto facultativo partiu de um pedido da ministra do Esporte, Ana Moser, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Aracaju e estado
Em contato com a Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom) da prefeitura de Aracaju, a resposta sobre a possibilidade de decretar ponto facultativo em dias de jogos do Brasil foi de que o município ainda não decidiu se segue o Governo Federal ou não, mas que, assim que tiver definição, será feito um anúncio. A resposta da Secretaria Especial da Comunicação Social (Secom) do Governo do Estado foi no mesmo sentido.
Jogos do Brasil
O torneio ocorre entre os dias 20 de julho e 20 de agosto. A estreia do Brasil na Copa do Mundo Feminina acontecerá no dia 24 de julho, uma segunda-feira, às 8 horas (horário de Brasília), contra o Panamá. A partida correrá no Hindmarsh Stadium, em Adelaide.
O segundo jogo será no sábado, dia 29 de julho, contra a França, às 7 horas, no Sidney Football Stadium, em Sidney. Na última rodada da primeira fase, o Brasil joga contra a Jamaica, no dia 2 de agosto, quarta-feira, às 7 horas, no Melbourne Rectangular Stadium, em Melbourne.