Última atualização em 28/07/2023 por Ítalo Duarte
A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) levou para a 8ª edição do ‘Sergipe é aqui’, que ocorreu nesta sexta-feira, 28, em Itabaianinha, ações voltadas à proteção e ao combate à violência contra a mulher, incluindo a distribuição de material da campanha de conscientização sobre importunação e assédio sexual, ‘Não é Não! Oxe!’. Também foram realizadas dinâmicas de educação em saúde e inscrições em cursos de capacitação profissional.
O Ônibus Lilás também esteve presente, disponibilizando orientações sobre a prevenção e o combate à violência doméstica e familiar contra as mulheres, incluindo dinâmicas com o ‘Violentômetro’ e informações sobre a rede de apoio disponível. Ainda na unidade móvel foi realizada a dinâmica do ‘Semáforo do Toque’, abordando o combate à exploração e ao abuso sexual de crianças e adolescentes.
A coordenadora da Escola Municipal Santa Joana D’arc, Darley Lima, destacou a importância da ação para os alunos. “Eles adquirem informações sobre o que pode e o que não pode ser tocado em seu corpo. Eles prestaram bastante atenção e interagiram com a equipe da SPM. É muito importante essa dinâmica, porque eles já aprendem a se proteger, sabendo o que é ou não permitido”, afirmou.
Além disso, a Diretoria de Saúde da Mulher da SPM promoveu rodas de conversa e dinâmicas para abordar a educação em saúde sexual e reprodutiva, incluindo a entrega de panfletos e de preservativos masculino e feminino. Foi abordada ainda a prevenção do câncer de mama, com dinâmica sobre o autoexame.
Durante o evento em Itabaianinha, a SPM anunciou, em parceria com o Sistema Nacional de aprendizagem Rural (Senar), a oferta de vagas para mulheres do município nos seguintes cursos: Fruticultura (20 vagas); Horticultura (20 vagas); e Avicultura (20 vagas). As inscrições podem ser realizadas no Sindicato de Agricultores Rurais de Itabaianinha, onde também serão realizadas as aulas.
A secretária Danielle Garcia ressaltou que as edições do ‘Sergipe é aqui’ são oportunidades de ampliar as ações do Governo do Estado para as sergipanas. “Conseguimos nos aproximar ainda mais das mulheres, ofertando serviços. Na edição de hoje, trouxemos dinâmicas voltadas ao combate à violência e saúde da mulher, além da oferta de vagas em cursos profissionalizantes. Aproveitamos também para ouvir suas demandas. Essa troca de informações nos ajuda na elaboração de mais políticas públicas”, salientou a secretária.
Com informações da ASN