Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade.
Aceitar
  • (79) 99911-9617
  • Rua Pacatuba, 254 - Aracaju/SE
quarta-feira, 10 jun 2026
SE79
  • Destaques
  • Sergipe
  • Política
  • Entretenimento
  • Vídeos
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde e Bem Estar
  • Economia
Reading: Parceria visa inserir população em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho
Compartilhar
Font ResizerAa
SE79SE79
  • Destaques
  • Sergipe
  • Política
  • Entretenimento
  • Vídeos
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde e Bem Estar
  • Economia
Buscar
  • Destaques
  • Sergipe
  • Política
  • Entretenimento
  • Vídeos
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde e Bem Estar
  • Economia
Siga-nos
PolíticaSergipe

Parceria visa inserir população em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho

Equipe SE79
Equipe SE79
30/05/2023
Compartilhar
9 Min Leitura
Compartilhar

Por ASN

O Governo de Sergipe e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) assinaram um conjunto de protocolos de intenções destinado ao desenvolvimento de ações do Plano Brasil sem Fome e ao fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). A assinatura foi feita pelo governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, e o ministro Wellington Dias, em solenidade realizada na manhã desta terça-feira, 30, no auditório do Palácio dos Despachos, em Aracaju. O objetivo da iniciativa é ampliar a inclusão socioeconômica da população em situação de vulnerabilidade, inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O ato contou com a presença de autoridades, empresários e profissionais da imprensa.

Por meio da celebração desse pacto, que também envolve o setor empresarial, serão ofertadas ações de apoio à inserção de pessoas em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho. O protocolo prevê que os estados e municípios signatários devem apoiar a implementação de programas, projetos e ações que acelerem a inclusão social e produtiva, simplifiquem e facilitem procedimentos, reduzindo as barreiras de intermediação de mão de obra para (re)inserir o público do CadÚnico no mundo do trabalho.

O protocolo prevê, ainda, a promoção do acesso à ciência, tecnologia e inovação e a elaboração e disseminação de estudos, pesquisas, experiências e resultados de políticas de inclusão produtiva, novas ocupações e tecnologias disruptivas, mapeamento de demandas produtivas locais e desenvolvimento do capital humano de pessoas inscritas no CadÚnico.

PAA Leite

Também foi assinado entre o Governo de Sergipe e o Governo Federal o documento que promove o aditivo no convênio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na modalidade Leite. Esta é uma ação realizada pela gestão estadual, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) em parceria com a União, sob a gestão do MDS, objetivando o atendimento à população em situação de vulnerabilidade, a fim de contribuir para fortalecer a bacia leiteira sergipana.

O valor total do aditivo é de R$ 2.491.442,80, sendo R$ 1.842.805,80 provenientes do Governo Federal e R$ 648.637,01 como contrapartida estadual. Essa medida, solicitada pelo governador Fábio Mitidieri ao MDS, garante a continuidade do programa até 31 de dezembro de 2023, reconhecendo, assim, o valor social e econômico do programa que atende famílias em situação de vulnerabilidade, ao mesmo tempo que fortalece a cadeia produtiva do leite, ao adquirir a produção dos criadores sergipanos.

Além disso, o Governo Federal também assumiu o compromisso de executar recursos do PAA na modalidade Doação Simultânea. Essa iniciativa consiste na aquisição de alimentos provenientes da agricultura familiar, que serão doados a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. O termo de compromisso foi também assinado durante o evento, reforçando o empenho na luta contra a fome e a garantia de acesso à alimentação adequada para todos.

Pacto de Inclusão Municipal

O governador Fábio Mitidieri agradeceu a presença do ministro Wellington Dias em Sergipe e destacou a importância da parceria com o Governo Federal. Segundo ele, os pactos firmados representam o compromisso com o povo brasileiro e sergipano de oferecer oportunidades e esperança por meio do emprego e renda, mencionado a união do governo federal, estadual, municipal e empresários para promover transformação social.

“Nosso presidente Lula assumiu a missão de proporcionar oportunidades para os invisíveis e transformar o Nordeste. Com essa união de forças, será possível mudar a situação, pois o emprego é a maior política social e a mais duradoura, pois traz dignidade e oferece novas oportunidades para aqueles que mais precisam. Sigo confiante de que Sergipe alcançará recordes de emprego, pois a geração de emprego é prioridade em nosso governo. Sempre que buscamos apoio do Governo Federal encontramos as portas abertas e somos atendidos. Agora, é hora de arregaçarmos as mangas e trabalharmos juntos para alcançar os objetivos propostos hoje”.

Na ocasião, também foi assinado o pacto de Inclusão Socioeconômica entre MDS e a Prefeitura de Aracaju. O prefeito da capital, Edvaldo Nogueira, falou da importância da união entre os governos federal, estadual, municipal e a iniciativa privada, de unirem forças para impulsionar o empreendedorismo e emprego para a população.

“A nossa preocupação com a fome e o desemprego é diuturna. O ser humano só se torna completo quando ele tem dignidade e é isso que estamos provendo hoje, neste dia tão importante, pois o que dá esperança é o trabalho. Para isso, precisamos da união de todos. E aqui estamos dando o primeiro passo para tirar nossos cidadãos da vulnerabilidade social”, disse Edvaldo.

Pacto de Inclusão

Na cerimônia, também foram firmados o Pacto de Inclusão Socioeconômica com o Sindicato dos Atacadistas de Aracaju, e o Protocolo de Inclusão Socioeconômica com o Grupo Fasouto e o Grupo Multserv, cujo objetivo é a contratação de pessoas inscritas no Cadastro Único, a fim de fortalecer o compromisso mútuo de promoção da inclusão social e econômica. Por último, foi firmado com o Fórum Empresarial o Pacto de Inclusão Socioeconômica.

A secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania e primeira-dama de Sergipe, Érica Mitidieri, destacou a relevância da visita do ministro Wellington Dias ao estado. “Quero expressar a minha gratidão ao Governo Federal, do Estado, municipal e ao setor empresarial, por estarmos unindo esforços em prol desse objetivo. Com determinação conjunta, alcançaremos resultados positivos para Sergipe e para nosso povo, pois a geração de empregos e renda é fundamental para tirarmos as pessoas da vulnerabilidade social, disse”.

O ministro Wellington Dias ressaltou a importância da parceria entre o governo estadual, municipal e o setor privado para superar as desigualdades. O ministro também expressou sua gratidão à bancada federal de Sergipe, ao reconhecer a contribuição indispensável do Congresso Nacional na implementação de projetos de alcance social.

“Estou aqui representando o presidente Lula e a orientação dele para nós, ministros, é que demos as mãos e trabalhemos juntos com os estados e municípios. O nosso compromisso é cuidar dos mais pobres. Essa ação representa o desbloqueio e liberação de recursos no valor de R$ 50 milhões para o conjunto de ações que visam garantir um atendimento cada vez melhor aos sergipanos”, destacou.

Fórum Empresarial de Sergipe

À tarde, o governador Fábio, juntamente com o ministro Wellington Dias, esteve com o Fórum Empresarial de Sergipe, em um hotel na Orla da Atalaia. O objetivo do fórum é elaborar propostas para a promoção do desenvolvimento econômico e social de Sergipe, estimular o despertar da consciência de toda a sociedade sergipana para as potencialidades do estado e lutar pelo fortalecimento da atividade empresarial. Além disso, sempre que necessário o fórum tem encaminhado propostas, sugestões e críticas às várias instâncias do poder público, sobre temas de interesse da classe empresarial, dando conhecimento ao conjunto da sociedade.

Você Pode Gostar

Projeto de lei que estabelece progressão horizontal para servidores será apresentado em Itabaiana
Advogado Dr. Gustavo Machado explica decisão unânime do TRE que anulou sentença e manteve mandato do prefeito Sérgio Reis
Homem é morto a facadas atrás de um campo de futebol em Umbaúba
Aracaju: médico sofre mal súbito e morre em consultório
Yandra anuncia neutralidade para 2° turno e fala em “respeito ao governador Fábio Mitidieri”
Compartilhe este artigo
Facebook Email Print

Categorias

Brasil

Economia

Esportes

Vídeos

Shows e Eventos

Sergipe

Mais Lidas

BrasilEntretenimento

Conheça a história do garoto que criou um leão em casa no RJ

03/05/2023
Entretenimento

Sergipana será a única mulher trans na disputa do Miss Supranational Brasil 2024

17/11/2023
Destaques - PrincipalEntretenimentoSergipe

Lagarto ganha nova emissora de rádio: Serigy 93.9 FM inicia transmissões experimentais neste sábado (20)

20/12/2025
Sergipe

IBGE confirma que Itabaiana ultrapassa Lagarto e é a maior cidade do interior sergipano

29/06/2023
Sergipe

Ex-governador Albano Franco fraturou uma das sete vértebras cervicais após uma queda

28/08/2023
Destaques - PrincipalPolíticaSergipe

Fábio Reis lidera mais uma pesquisa de intenção de votos para deputado federal em Sergipe

01/12/2025

Publicidades

Você Pode Gostar

SergipeVídeos

VÍDEO: Criança é atropelada ao atravessar avenida em Itabaiana

23/10/2023
Sergipe

Dois mortos em acidente grave na BR-101 em Muribeca

15/06/2023
PolíticaSergipe

Sérgio Reis busca parcerias para desenvolvimento agrário

19/05/2023
Destaques - PrincipalSergipe

Governador de Sergipe determina afastamento de policiais envolvidos na morte de jovem em Japaratuba

07/04/2025
SE79

Redes Sociais

Fale com a Redação

  • Destaques
  • Sergipe
  • Política
  • Entretenimento
  • Vídeos
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde e Bem Estar
  • Economia

Fale com a Redação

  • Rua Pacatuba, 254 - Aracaju/SE
  • (79) 99911-9617
  • [email protected]

© Copyright 2025. Todos os Direitos Reservados – Feito com ❤ por R2 Sites