Última atualização em 25/05/2023 por Ítalo Duarte
Por Ítalo Duarte
O estado de Sergipe teve a liberação pelo Ministério da Saúde de mais de R$ 2 milhões para reduzir filas de cirurgias no Sistema Único de Saúde (SUS). O investimento faz parte do Programa Nacional de Redução das Filas, que iniciou os repasses em março. Os primeiros recursos encaminhados foram destinados para cirurgias eletivas e os próximos repasses vão ocorrer ao longo do ano, conforme planejamento e demanda dos estados.
Segundo dados dos planos aprovados e enviados ao Ministério da Saúde, em Sergipe a fila por espera de cirurgias soma 4.809 procedimentos. De acordo com o Ministério da Saúde, o estado sergipano poderá ter 100% da fila atendida, a partir do programa, que também prevê estratégias para garantir equipes cirúrgicas completas e melhorar o fluxo de atendimento.
Como funciona
O Plano Estadual de Redução das Filas deve ser elaborado pelos estados, por meio do formulário eletrônico disponível no Sistema de Apoio à Implementação de Políticas em Saúde (SAIPS) e enviado ao Ministério da Saúde para análise e aprovação.
O estado, em comum acordo com os municípios, deverá redigir o plano conforme a realidade local, além de considerar a diversidade das necessidades de acesso da população.
Quando o plano estadual for aprovado e a portaria for publicada no Diário Oficial da União, o repasse será liberado com o valor previsto para estados e municípios.