Última atualização em 13/03/2025 por Aclecio Prata
A Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Danielle Garcia, concedeu entrevista ao Jornal da 102, com Aclécio Prata, para falar sobre duas iniciativas importantes do Governo de Sergipe: Cuidar-se e Maria da Penha vai às Escolas.
O projeto Cuidar-se amplia o Programa Estadual de Promoção, Proteção e Prevenção da Saúde Menstrual nas Escolas. Destinado principalmente a meninas e mulheres de 9 a 21 anos matriculadas na rede pública estadual, agora o programa também contempla mulheres atendidas pelos Centros de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM). A distribuição de absorventes já foi realizada nos CRAMs de Riachão do Dantas, Propriá, Arauá e Lagarto, e outros municípios devem ser beneficiados em breve.
Já o programa Maria da Penha vai às Escolas busca fortalecer a conscientização sobre a violência contra a mulher. Instituído pelo Decreto nº 617/2024, ele leva informações sobre a Lei Maria da Penha para estudantes e professores da rede estadual e municipal, abordando temas como medidas protetivas e canais de denúncia.
Essas ações reforçam o compromisso do governo com a dignidade menstrual e o enfrentamento à violência de gênero, garantindo mais direitos e proteção às mulheres sergipanas.