Última atualização em 01/03/2025 por Henrique Andrade
A Prefeitura de Lagarto realizará, no dia 29 de março, a I Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas Lésbicas, Gays, Assexuais, Pansexuais, Não-Binárias e Outras (LGBTQIAPN+). O evento terá como tema central a construção da Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+ e acontecerá no Rotary Club. A conferência será preparatória para as etapas estaduais e nacionais, programadas para maio e outubro deste ano.
O anúncio foi feito no Jornal da 102 pela membra trans da Conferência de Lagarto, Bizan Velô, e pela coordenadora da Conferência Estadual, Adriana Lohanna. A etapa municipal tem como objetivos principais propor diretrizes para a criação e implementação de políticas públicas voltadas à população LGBTQIAPN+, eleger delegados e aprovar propostas que servirão de base para o Plano de Políticas Públicas.
Ao todo, seis delegados serão eleitos, sendo metade representantes do poder público e a outra metade do movimento LGBTQIAPN+. Esses delegados terão a responsabilidade de apresentar as propostas aprovadas em Lagarto durante a 4ª Conferência Estadual LGBTQIAPN+, que acontecerá em maio.
A comissão organizadora da conferência municipal foi formada durante uma reunião e contou com membros da sociedade civil e representantes das Secretarias Municipais de Governo e Inovação, Comunicação Social, Ordem Pública e Defesa do Patrimônio, Desenvolvimento Social e Trabalho, Educação e Saúde. Essa comissão será responsável por elaborar o regimento interno da conferência, que será discutido e aprovado na plenária, além de elaborar o relatório final a ser planejado para a coordenação da conferência estadual.