Última atualização em 09/05/2025 por Henrique Andrade
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está mobilizando todos os municípios sergipanos para a realização do Dia D da Vacinação contra a Gripe Influenza, que acontece neste sábado, 10. A ação tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal entre os grupos prioritários e reforçar o combate à gripe, que representa risco significativo para a saúde pública, especialmente entre as pessoas mais vulneráveis.
Os postos de saúde de todo o estado estarão abertos ao longo do dia para atender a população pertencente aos públicos definidos pelo Ministério da Saúde. O lançamento oficial da campanha ocorrerá às 8h, no município de Nossa Senhora do Socorro, na Unidade Básica de Saúde Augusto César Leite Franco, localizada no bairro Marcos Freire II.
A vacina é uma das principais estratégias de proteção contra a influenza, ajudando a prevenir casos graves, internações e mortes, além de colaborar para a redução da circulação do vírus. A mobilização busca garantir a atualização do cartão de vacinação das pessoas incluídas nos grupos de risco e incentivar a cultura da prevenção.
Estão entre os grupos atendidos pela campanha: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais, professores, pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e portuário, profissionais dos Correios, funcionários do sistema prisional, adolescentes em medidas socioeducativas, população privada de liberdade com mais de 18 anos, pessoas em situação de rua e quilombolas.
Durante participação no Jornal da 102, a gerente de Imunização da SES, Ilani Paulina, reforçou o papel da população na adesão à campanha e na busca pela vacina como forma de cuidado coletivo e compromisso com a saúde pública.